APRESENTAÇÃO DO PROJECTO CAMINHOS DE SANTIAGO NA COVILHÃ

O Município da Covilhã apresenta, no próximo dia 5 de Julho, pelas 17:00 horas, o seu mais recente projecto cultural. Trata-se do estudo e marcação dos itinerários seguidos pelos peregrinos, com destino a Compostela, que atravessam o território concelhio, nomeadamente nas freguesias do Ferro e Peraboa.

Esta iniciativa decorre na Capela do Espírito Santo, na Freguesia do Ferro, local emblemático dos Caminhos de São Tiago, na Covilhã, estando ali esculpidas as insígnias desta peregrinação, designadamente, a cabaça.

Os próximos passos a serem dados, no âmbito deste projecto cultural, dizem respeito ao estudo, identificação e sinalização de algumas dessas rotas, com o apoio da Associação Via Lusitana, que também se fará representar nesta actividade.

De referir que os CAMINHOS DE SANTIAGO são os percursos dos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX. Esta rota une diversas zonas da Europa a Compostela e tem sido seguida por milhões de pessoas dos mais variados países, tendo alcançado o seu esplendor nos séculos XI e XII. Nas últimas décadas voltou a ganhar protagonismo, sendo convertido num itinerário espiritual e cultural de primeira ordem. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu em 1987.

ferro