Navigation Menu
Vespa-das-galhas-do-castanheiro e os falsos tratamentos

Vespa-das-galhas-do-castanheiro e os falsos tratamentos

“A vespa-das-galhas-do-castanheiro, encontra-se praticamente em todo o País e é uma séria ameaça à sustentabilidade dos soutos porque destrói a floração das galhas e invalida qualquer possibilidade de haver fruto.

Esta praga é provocada pelo insecto Dryocosmus kuriphilus,  mas a luta biológica tem sido o método que se tem revelado mais eficaz no combate a esta praga. Consiste na largada dos parasitóides Torymus sinensis, insectos que se alimentam das larvas que estão nas árvores e são capazes de exterminar a vespa.

Como a luta biológica tem sido muito eficaz, há pessoas a aproveitarem-se do combate à praga para tentarem burlar os produtores com falsos tratamentos. Em alguns casos houve a tentativa de vender frascos com insectos do T. sinensis, mas que na realidade eram mosquitos.

A vespa-das-galhas-do-castanheiro é um problema sério que pode envolver reduções de produção na ordem dos 10 a 15% numa situação de controlo, mas, se nada for feito, pode envolver reduções de produção em mais de 90%.”

Fonte: (http://www.inforcna.pt/post/a-vespa-das-galhas-do-castanheiro-e-os-falsos-tratamentos/691)